13 março 2006

"Não vale espermentar" - uma peça única... na minha colecção

Há uns anos atrás, num passeio pela praia de Buarcos com um colega meu, passámos numa barraca com jogos (principalmente matraquilhos).
No meio daquilo tudo, o que mais nos chamou a atenção foi um jogo como os que há nas tabernas das aldeias, para se jogar à ginjinha, com moedas de pataco. As particularidades deste jogo eram estar pintado com uma mulher nua, com os buracos em sítios estratégicos e, em cima, ter escrito com caligrafia tosca "não vale espermentar".
Ainda hoje não sei se o erro ortográfico foi propositado, mas foi grande a risota e não descansei enquanto não consegui fazer uma réplica daquele jogo, para a minha colecção.
E quem melhor para essa tarefa que o meu amigo Mestre Ad'Artesão? Aí vai disto. Madeiras e tintas compradas, umas noites dele a montar (salvo seja) a estrutura e uma manhã de sábado em que os dois pintámos... a gaja. Aí está o resultado. Digam lá que não é uma boazona, naquele seu charme de... boneca insuflável?
Fica a promessa: quando a minha colecção estiver exposta, vamos jogar naquilo. À ginjinha. Mas já sabes: não vale espermentar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia