11 março 2007

Fado corrido e falado II - por Encandescente

Ivone campeã dos defuntos. A Serial killer das Fontainhas.

Foto: Katia Chausheva

"Ivone debruçada à janela
Mais frio que a noite sentia o coração.
Devagar passava a madrugada
Chegava a manhã
O seu Zé é que não.
Fechou a janela com a fúria
Com que marcaria a face do canalha.
E com a morte na alma
Jurava vingança
Chorava a traição
Agitando a navalha:
- C'um raio te parta maldito
Que o chão se abra e te coma
Que te passe por cima um camião.
Eu esperando-te aqui gelada
E tu o cu regalado
Dormindo aconchegado
Num outro colchão.
Vou descobrir a desgraçada
A vaca, a galdéria
Que de mim te levou.
Que à Ivone das Fontainhas
Nenhuma mulher
O homem roubou.
De manhã quando saía desembestada
Disse à vizinha da escada:
-Mais uma noite sozinha!
Mas eu mato o desgraçado
Ou não seja o meu nome
Ivone das Fontainhas.
Parece que é sina, que é fado
Ficar sem os homens do meu coração.
Morreu-me o Zeca asfixiado
O Chico afogado
E debaixo dum comboio
Trucidado o João.
A vizinha arrepiada disse:
- Mulher nem me lembres isso
Cada vez que olho a linha
Onde morreu o João.
Ainda vejo, sem o ter visto
Os bocadinhos do teu homem
Espalhados pelo chão.
- É destino meu, oh vizinha
Perco-os a todos de repente
Como perdi o João.
Mas nenhum foi um canalha
Por isso ando com a navalha
Ao Zé, tiro-lhe o coração.
- Mulher, tu não te desgraces!
Mulher, tu deixa lá isso
Que homens há mais que muitos.
Mas se te morre mais este
Ainda ganhas a alcunha
De Ivone das Fontainhas
A campeã dos defuntos.
Mas Ivone não descansou
Enquanto não descobriu
O seu Zé e a desgraçada.
E um dia que chega mais cedo
Vê o seu homem aos beijos
Com a vizinha da escada.
Puxou da navalha e aos gritos:
- Enganaste-me malvada!
Traíste-me bandido!
Atirou-se ao Zé e à vizinha
E a ele com dois golpes despachou
À outra o pescoço cortou
Como se faz às galinhas.
Com o reboliço que se armou
Com a gente que chegou
Ficou tudo explicado.
Quer a morte dos defuntos
Que já eram mais que muitos
Quer o sumiço das vizinhas.
- Matei todos, sim senhores
Matei galdérias e traidores
Confessou a Ivone na esquadra.
O Zeca, o Chico e o João
Como o Zé me partiram o coração
Com as vizinhas de escada.
E ainda hoje se conta a história
Que não se apaga da memória
Que ninguém esquecerá jamais.
A da mulher que matou homens
Mais que muitos
E deu sumiço a quatro vizinhas.
A de Ivone dos defuntos
Serial killer das Fontainhas."


Encandescente
Blog Erotismo na Cidade
Três livros de poesia publicados («Encandescente», «Erotismo na Cidade» e «Palavras Mutantes») pelas edições Polvo (para já...).
O primeiro «fado corrido e falado» foi «
a morte de João do Viso», que tive o prazer de ler para a maltinha no Sãorau do 6º Encontra-a-Funda.

6 comentários:

  1. AHHHHH!
    O Zé anda a "fazer" a Ivone...
    HMMMM
    Ò Zé, mete-te a fancarelos man, olha ca gaja se puder, faz-te a folha, aquilo é menina com muito andamento.

    ResponderEliminar
  2. AHHHHH!
    O Zé anda a "fazer" a Ivone...
    HMMMM
    Ò Zé, mete-te a fancarelos man, olha ca gaja se puder, faz-te a folha, aquilo é menina com muito andamento.

    ResponderEliminar
  3. Olá Encandescente...
    Ao ler agora este teu excelente poema, vi-me de repente retratada.
    Algo que vivi há algum tempo, e só me apeteceu na altura fazer o mesmo...
    Uma boa semana.

    Margarida.

    ResponderEliminar
  4. Ena, Margarida. Ainda bem que só ficaste pelo apetecer...

    ResponderEliminar
  5. Eu bem digo que aqui há gente para tudo...

    ResponderEliminar
  6. Oh São, com todo o respeito pelo poder instituído, mas tens de ser mais selectiva com estas coisas...Hoje, um gajo da Judit que também visita o blog apareceu-me aqui a perguntar se eu conhecia o picapau, que estava ali uma serial killer em potência, que a outra aviou quatro (e um deles era Zé...lagarto,lagarto,lagarto...) e se o patrão do blog (ele desconhece que é patroa) sabe de alguma coisa, pois gaja que se confessa em público, com vontade de imitar outra, são pelo menos mais quatro homicidios...Foda-se, queres tingir os guardanapos de sangue ? Põe-te a pau...a justiça espreita...tarda mas não falha...e patati patata...eu se calhar ainda vou abreviar a minha partida para o Turquemenistão...a cause des mouches...pois claro...isto aquihá gente pra tudo...

    ResponderEliminar

Uma por dia tira a azia