08 janeiro 2008

Ainda sobre a prostituição - a opinião da Guida


"Se eu pudesse mandar não havia putas, mas há. E é como os buracos na estrada, caímos lá dentro mesmo que até desviemos o carro".

Esta legalização das 'casas de passe' é uma questão política incontornável. Refiro desde já já, que não tenho conhecimentos suficientes que me permitam julgar esta matéria, ou qualquer outra aliás, mas, ainda assim aFundo a minha opinião.
Há qualquer coisa neste parágrafo que não me soa bem:
"Postulando que nunca se acabará com a mais velha profissão do mundo, por mais draconianas que sejam as medidas que visem erradicá-la, mais valerá aprender a conviver com ela sem moralismos e dogmatismos fundamentalistas, para, com pragmatismo, e sempre tendo consciência de que não há modelos perfeitos, propor soluções, visando garantir a saúde pública, o decoro, a liberdade e o direito dos profissionais do sexo a exercerem a sua actividade com recato e em segurança, em estabelecimentos licenciados para o efeito."
Pergunto eu que sou meio distraída:
- Desde quando no nosso país escolhemos livremente a nossa profissão ou qualquer outra? Se "mais valerá aprender a conviver com ela sem moralismos e dogmatismos fundamentalistas", porque não convivemos também, com os mesmos princípios, com a interrupção voluntária da gravidez, com a homossexualidade, com a hipocrisia dos padres e da igreja que comete incongruências (para ser soft) diariamente e atrocidades, aliás, ao longo dos tempos? Se legalizarmos os "profissionais do sexo" passaremos a olhar de maneira diferente para as "putas" do cais do sodré e do intendente? Legalizamo-las também ou matamo-las logo?
Se eu escolher ter a minha profissão politicamente correcta e me apetecer 'alternar' com os meus 'vícios', a minha casa ganha uma luzinha vermelha? Ou posso escolher a cor? A minha testa ganha algum enfeite? Uma estrelinha de David? Quem sabe um código de barras? Uma tatuagem?...
Os meus vizinhos continuam a ser simpáticos para mim?
Se na minha casa, devidamente legalizada (vá-se lá saber o que isso é) eu quiser receber amigos, como faço hoje, tenho que descontar na fonte? Passar recibo aos meus amigos?
Não seria melhor, sei lá, dar condições de vida dignas a todos? Educar as populações por forma a que doenças como o HIV não se propagassem à velocidade da luz?
Não seria melhor cumprir a vontade do Sérgio Godinho? "Só há Liberdade a sério quando houver... a Paz, o Pão, Habitação, Saúde, Educação".
Não seria melhor cumprir o 25 de Abril? Alterar a Constituição? Não seria melhor respeitar a dignidade do ser humano antes de legalizar o que não deveria existir?
Vénia à São Rosas porque trouxe esta questão à Funda São. Perdão se confundi tudo e se, também eu, não tenho a solução.
Vem-se a propósito uma frase já nossa conhecida da querida São Rosas: "Nem tudo o que nos Fode é Erótico". De facto...

AnotaSão: Não concordo com a Petição na generalidade e na especialidade faz-me azia. Obviamente não assino!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia